A casa vermelha foi construída em pau a pique e taipá, o corredor da casa até hoje é mantido como original da época, pisos, telhas e janelas são originais, importante ponto turistico da cidade histórica da Lapa.
Historia
A casa vermelha leva esse nome em homenagem aos tropeiros, que usavam um lenço vermelho no pescoço e por ser ponto de parada das tropas, onde passavam a noite de descanso.
Na casa possui uma sala, destinado ao museu dos tropeiros ambiente rústico com trajes da época, e tantos outros utensílios que foi usado, doado por um Lapiano Sr. Hilario Rodrigues, filho de um tropeiro.
Uma outra sala esta reservado para museu, a Congada da Lapa, realizada pela família Ferreira, significa, conga dança típica da África, e todo dia 26 de Dezembro em homenagem a São Benedito, protetor dos escravos, é realizado a encenação e dança, essa festividade se tornou feriado na cidade.
Na sala destinada a congada está o acervo de roupas, quadros com fotos antigas e mais recentes, imagem de são benedito, armas de lutas.
Uma curiosidade da casa vermelha são as telhas, eram feitas nas coxas dos escravos, e se mantêm originais na casa até hoje, a casa vermelha sofre com pequenas goteiras, por não ter um encaixe certo, pelo fato das coxas dos escravos não tinham formato igual para todos.
A casa vermelha tem aproximadamente 200 anos, e passou por apenas uma restauração, e nesses longos anos a casa vem ajudando os artesões e a comunidade local, a casa vermelha possui um espaço para centro de aprendizagem, os artesões realizam cursos de artesanato para a comunidade.
O que ver
4 salas com produtos expostos por aproximadamente 200 artesões da cidade.
Produtos de madeira, palha, jornal entre outros.
Museu do tropeiro
Museu do Congada
O que fazer
Visitar a casa e conhecer os produtos artesanais vendidos na casa.
Horário
Aberto de terça a domingo das 9 h às 17 h
Ingressos
Livre
Contato
Telefone: +55 41 3547 1049
Dicas
O espaço oferece cursos de artesanato para a comunidade
Onde Comer
Lapa oferece a gastronomia típica lapiana, e a famosa coxinha de farofa, servida na panificadora da cidade.
Deixe uma resposta