CuritibaCity.Com

  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
YouCMSAndBlog Module Generator Wizard Plugin

Home Religiosos Paróquia Santa Cândida

Paróquia Santa Cândida

E-mail Print PDF
There are no translations available.

   A padroeira da Igreja, Cândida a virgem Santa Mártir venerada em Roma, na igreja de santa Praxedes , aonde o corpo foi transladado pelo papa Pascoal I, o seu nome consta e uma epígrafe (inscrição) escrita quando o papa ainda vivia, junto com o de outros mártires ali sepultados. Comemora-se  no dia 29 de agosto. Não se sabe se era natural de Roma, nem se deve identificar-se com outras santas do mesmo nome e da mesma cidade. (texto extraído do livro "Bibliotheca Sanctorum, Instituto Giovanni XXIII nelle Pontificia Universitá Lateranense - 1963 - Vol. III - pg. 734:).
A virgem e mártir Santa Cândida, a padroeira, é festejada no dia 29 de agosto. Pouco sabemos de sua vida.   Sabemos apenas que foi martirizada nos primeiros três séculos, durante as perseguições dos imperadores romanos. Lá pelo ano de 820 os seus restos mortais foram transladados para a igreja de Santa Praxedes, em Roma, pelo papaPascoalI.
 Segue a histótria do surgimento da igreja
No mês de agosto  de 1875 chegou a Santa Cândida o primeiro grupo de imigrantes poloneses, oriundos da aldeia de Szolkowice, arredores  da cidade de Opole, província da Alta Silésia, formado por 168 poloneses e 40 suíços de fala francesa.
Para sua colonização foram adquiridos cinco milhões de m² de terras de cultura nos arredores de Curitiba, na época uma pequena cidade de 12.000 habitantes. Cada família recebeu 4,5 alqueires de terra. um casinha de madeira e 20 mil réis para as primeiras despesas, sistema esse introduzido pelo então presidente da Província, Dr. Adolpho Lamenha Lins, pernambucano, e que permaneceu no governo por apenas dois anos.
Neste curto espaço de seu governo, Lamenha Lins criou outras colônias ao redor de Curitiba, fato que colocou a nossa Capital na posição de única de receber, ainda no século XIX, um verdadeiro cinturão verde,  responsável pelo seu abastecimento de produtos de subsistência.
As Colônia fundadas dentro do pensamento do linismo foram as seguintes: Santa Cândida,  Órleans, Santo Inácio, D. Pedro, Tomás Coelho, Riviére e Lamenha.
O presidente Lamenha Lins revelava uma certa simpatia pela colônia Santa Cândida, pois a mesma recebem a denominação de sua segunda esposa, Cândida de Oliveira.
Lamenha Lins esforçou-se logo de início, em dotar a colônia de uma capela para o culto religioso dos colonos, no próprio ano de sua fundação. A capela foi solenemente naugurada no dia 6 de janeiro de 1877, com uma procissão que partiu de Curitiba, com cerca de dois mil fiéis inclusive o próprio presidente da Província com sua esposa,  conduzindo uma imagem de Santa Cândida, de 80 cm de altura, talhada em cedro, doada pelo imperador D. Pedro II e adquirida de Lisboa, Portugal. 
Em maio de 1880, o imperador D. Pedro II visitou o Paraná. No terceiro dia, a 23 de maio, antes do meio-dia, dirigiram-se, o imperador e a imperatriz, de carruagem até Santa Cândida. No Bairro Alto, os colonos ergueram-lhes um belo arco em sinal de saudação, de alegria, júbilo e entusiasmo. 
Após ouvirem a Santa Missa, os colonos convidaram o casal imperial para o pão e o sal na casa do colono mais destacado, Francisco Wos, o qual também lhes mostrou o celeiro cheio de feixes de centeio, milho, feijão e outros produtos agrícolas. Depois de apreciar a malhação do centeio e inteirar-se de todos os trabalhos dos colonos, o imperador e sua comitiva retornaram a Curitiba.
 A primeira capela foi solenemente inaugurada no dia 6 de janeiro de 1877, em 18 de junho de 1906, D. Duarte Leopoldo e Silva elevou a capela de Santa Cândida à categoria de Capela Curada, em 1929 começou a ser construída a nova Igreja, em estilo neo-gótico, inaugurada em 1936 quando foi transformada em paróquia pelo bispo Dom Áttico Euzébio da Rocha. Em 1940 a primeira capela foi demolida. Fonte: (http://www.paroquiasantacandida.com.br/historia)

 

Galeira de Fotos

 

 Visite as Galeria de Fotos

 

Características

Tempo de Visitação: 1 horas
Localização:
 Rua Pe. João Wislinski, 755, Santa Cândida, Curitiba, Cep: 82630-010
Horário de Funcionamento:

De segunda a Sexta das 08h ás 18h secretaria, e Sábados das 08h ás 18h secretária.

Preço:

Gratuito

Telefone/Fax:

+55 (41) 3357-8216 secretária

E-mail:---------------
Site:

http://www.paroquiasantacandida.com.br/

Permite Fotos e Filmagens:  Sim, pode ser fotografados todos os lugares da visitação
Permite Animais
Não, é permitido animais 
 Observações:Biarticulado Santa Candida/Capão Raso
 

 

 
YouCMSAndBlog Module Generator Wizard Plugin
YouCMSAndBlog Module Generator Wizard Plugin

Siga-nos nas Redes Sociais

YouCMSAndBlog Module Generator Wizard Plugin
YouCMSAndBlog Module Generator Wizard Plugin
YouCMSAndBlog Module Generator Wizard Plugin
YouCMSAndBlog Module Generator Wizard Plugin
Banner

Publicidade CuritibaCity

Links:
CRM Open Source
use o SugarCRM e tenha um eficiente relacionamento com seus clientes.
SEO - Otimização de Sites nos Buscadores
Seu site no topo dos mecanismos de busca.
Sites com Joomla
Desenvolvimento de Sites com Joomla!, treinamento , consultoria e hospedadem profissional