São Luiz do Purunã

São Luiz do Purunã, esta localizado no município de Balsa Nova Paraná, situado no cruzamento da BR-277 e BR-376, entre Curitiba e Ponta Grossa. Local tradicionalmente conhecido pela rota do tropeiros uma antiga rota chamado caminho das tropas foi o primeiro caminho do tropeirismo do Brasil vindo do sul de Santa Catarina terminando em São Luiz do Purunã, é o primeiro polo de turismo implantado na cidade do Paraná, e ao longo do tempo veio se destacando como pioneiro no desenvolvimento do turismo rural. São Luiz do Purunã esta bem próximo da cidade de Curitiba, apenas 55 minutos considerada uma cidade ideal para passeios de final de semana ou até mesmo de um dia fazendo bate e volta. São Luiz do Purunã era vista e famosa pelos rodeos, que por mais uma década  não acontece mais na cidade, este foi um evento familiar que reunia visitantes para algumas atividades, tais como: provas de tiro de laço, bailes sociais, acampamentos campeiros. Ainda assim, São Luiz do Purunã, não parou, e sua beleza esta presente e viva apresentadas pelos cânions, paredões de arenitos, rios, pousadas rurais rústicas de campo com todo o conforto e estruturas, e ainda o visitante terá a oportunidade em apreciar a culinária tipica tropeira a base de pinhão e o famosa costela fogo de chão, com o toque da mistura italiana e alemã de imigrantes que estabeleceram na cidade. São Luiz do Purunã proporciona um conjunto de atrativos naturais, onde o turista tem a opção de fugir da agitação da cidade e ir de encontro com a sua tranquilidade. Ao chegar em São Luiz do Purunã, o visitante vai se deparar com atividades para todos os gostos.

  • Escaladas

  • Rapel

  • Cavalgadas, sendo bem tradicionais pela sua cultura e história, percorrendo por estradas rurais.

  • Cicloturismo, ofertado alguns roteiros específicos para o passeio de bicicleta, alguns locais oferecem a bike,o valor é  cobrado por hora com um valor acessível.

  • Trilhas

  • Caminhadas

  • Cânions

  • Passeio pela mata

  • Rios, lagos cachoeiras e campos

  • Camping, algumas pousadas oferecem o espaço.

É muito comum o visitante usufruir do Day Use nas pousadas da cidade, podendo passar o dia no local, almoçar e usufruir dos espaços de lazer. As pousadas também fazem a pratica de pacotes para finais de semana, geralmente chegando na sexta a tarde com saídas no final do dia de domingo, todas as pousadas oferecem ao hóspede o contato com a natureza, envolta de lindas paisagens. E aproveitando o passeio, o visitante tem a possibilidade de ir a Igreja do Tamand, cachoeira do tamanduá e bugue, ponte dos arcos e ao recanto dos papagaios que conta com uma área verde, piscinas naturais que permite o visitante fazer mergulhos e estrutura para churrasco, um roteiro excelente para o final de semana e feriado.

Pontos turísticos do roteiro

Anterior
Próximo

Parceiros