Praça Santos Andrade

José Pereira dos Santos Andrade, presidente do estado do Paraná no século XVIII, a praça passou a se chamar Santos Andrade um ano após a sua morte, no ano de 1901.

Endereço

Praça Santos Andrade Centro
Curitiba - PR CEP: 82590-300

Horário

Livre

Ingressos

Gratuito

A Praça Santos Andrade é privilegiada por ficar próxima a outras atrações culturais, entre ela o Teatro Guaíra, Prédio da Universidade Federal, Centro Cultural da Caixa Econômica, e Capela Santa Maria, está perto do início da Rua XV de Novembro ou Rua das Flores.

Historia

A Praça Santos Andrade, com uma área extensa, remodelada no ano de 1950 ao qual se destaca entre as árvores centenárias. Hoje ela é chamada de Praça Santos Andrade, porém passou por outros nomes como, Largo Lobo de Moura, recebida em 5 de abril em 1879, Largo Duque de Caxias, a partir de 16 de novembro de 1880, e novamente Lobo de Moura, a 20 de janeiro de 1881. Esta última designação permaneceu até 3 de janeiro de 1890, quando o local passou a ser chamado Largo Thereza Christina. Entre o final do século XIX e a primeira década do século XX o largo era um extenso campo e suas dimensões chegavam até as proximidades da Rua São Francisco e as ruas Marechal Deodoro e Garibaldi, hoje é a atual Rua Presidente Faria.
A rotina deste largo era receber companhias circenses e espetáculos diversos, como touradas, também já teve pista de patinação do gelo e o show dança da água, estes na atual praça nas décadas de 1980 e 1990.
Em 1901 o largo recebeu a denominação de Praça Santos Andrade em honra ao ex-presidente do Estado José Pereira dos Santos Andrade que administrou o Paraná em duas gestões, de 1896 a 1900 e que faleceu em junho de 1900.
Atualmente a praça hospeda um dos belos espetáculos, o prédio histórico Campus Universidade Federal do Paraná, sua construção arquitetônica, faz com que turistas de todos os lugares, retratem a sua construção.
A praça Santos Andrade é bastante movimentada, por abrigar um terminal de ônibus, por ali passam as linhas de ônibus que levam e trazem pessoas das regiões centrais e metropolitana de Curitiba,ao redor da praça esta os mais tipos de comércio, hotéis e restaurantes da cidade.

O que ver

Araucária Plantada em 7 de setembro de 1922, em comemoração ao centenário da independência.
Bustos e monumentos de diversas personalidades
Calçadas de Petit Pavet pavimentada em 1977
Correios, construção de 1934
Feira de Inverno
Feira de Natal
Chafariz na região central da praça
Banquinhos para sentar
Terminal de ônibus que leva e traz a população para vários cantos da cidade.
Ponto de
táxi
Palco de folia para os calouros, após resultados do vestibular
Palco de manifestações populares
Palco para expressar a arte
Prédio Histórico Universidade do Paraná, construção de 1910
Teatro Guaíra inaugurado em 1974

O que fazer

Passear
Conhecer outros pontos turísticos que estão próximo a praça.

Horário

Livre

Ingressos

Gratuito

Dicas

Não é recomendado passear durante a noite, a visita durante a noite é indicada quando tem shows e espetáculos, e as feiras temáticas.
Fazer o passeio da linha Turismo, que tem ponto de descida na praça.
Pontos turísticos próximo a praça: Teatro Guaíra, Prédio Histórico Universidade Federal, Capela Santa Maria, Centro Cultural Caixa Econômica, Rua das Flores, Prédio histórico Correios telégrafo.

Onde Comer

Próximo a praça tem muitas opções de restaurantes e lanchonete, uma indicação é conhecer o café do teatro, localizado na rua Amintas de Barros, 154.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos ainda)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Parceiros