Casa Vermelha

A casa vermelha foi uma das primeiras casas da cidade da Lapa, e primeiro armazém onde os tropeiros passavam por ela, para fazer trocas de produtos.

Endereço

R. Hipólito Alves de Araújo, 130 - Zoneamento e Uso do Solo Urbano, Lapa - PR, 83750-000

Horário

Aberto de terça a domingo das 9 h às 17 h

Ingressos

Livre

A casa vermelha foi construída em pau a pique e taipá, o corredor da casa até hoje é mantido como original da época, pisos, telhas e janelas são originais, importante ponto turistico da cidade histórica da Lapa.

Historia

A casa vermelha leva esse nome em homenagem aos tropeiros, que usavam um lenço vermelho no pescoço e por ser ponto de parada das tropas, onde passavam a noite de descanso.
Na casa possui uma sala, destinado ao museu dos tropeiros ambiente rústico com trajes da época, e tantos outros utensílios que foi usado, doado por um Lapiano Sr. Hilario Rodrigues, filho de um tropeiro.
Uma outra sala esta reservado para museu, a  Congada da Lapa, realizada pela família Ferreira, significa, conga dança típica da África, e todo dia 26 de Dezembro em homenagem a São Benedito, protetor dos escravos,  é realizado a encenação e dança, essa festividade  se tornou feriado na cidade.
Na sala destinada a congada está o acervo de roupas, quadros com fotos antigas e mais recentes, imagem de são benedito, armas de lutas.
Uma curiosidade da casa vermelha são as telhas, eram feitas nas coxas dos escravos, e se mantêm originais na casa até hoje, a casa vermelha sofre com pequenas goteiras, por não ter um encaixe certo, pelo fato das coxas dos escravos não tinham formato igual para todos.
A casa vermelha tem aproximadamente 200 anos, e passou por apenas uma restauração, e nesses longos anos a casa  vem ajudando os artesões e a comunidade local, a casa vermelha possui um espaço para centro de aprendizagem, os artesões realizam cursos de artesanato para a comunidade.

O que ver

4 salas com produtos expostos por aproximadamente 200 artesões da cidade.
Produtos de madeira, palha, jornal entre outros.
Museu do tropeiro
Museu do Congada

O que fazer

Visitar a casa e conhecer os produtos artesanais vendidos na casa.

Horário

Aberto de terça a domingo das 9 h às 17 h

Ingressos

Livre

Contato

Telefone: +55 41 3547 1049

Dicas

O espaço oferece cursos de artesanato para a comunidade

Onde Comer

Lapa oferece a gastronomia típica lapiana, e a famosa coxinha de farofa, servida na panificadora da cidade.

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (Sem votos ainda)
Loading...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Parceiros